top of page

Inovação e sustentabilidade nos mares            

Repsol Sinopec Brasil reafirma compromisso com a Década do Oceano em apoio a projetos que valorizam a cultura oceânica e a economia azul 

O ambiente marinho é essencial para a vida na Terra, mas enfrenta um cenário de crescente fragilidade. Atenta a essa realidade, a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou 2021-2030 como a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, um esforço global para recuperar a saúde dos mares e promover uma relação mais sustentável entre sociedade e oceano.

No Brasil, esse movimento inspira ações como a Ocean Week, o maior evento de sustentabilidade e cultura oceânica da América Latina, reunindo ciência, arte, educação e mobilização social. Neste ano, a estreia da edição carioca, Rio Ocean Week, amplia a iniciativa ao promover debates sobre a Economia Azul e soluções para proteger a biodiversidade marinha. 

Ao apoiar o evento, a Repsol Sinopec Brasil reafirma sua atuação em linha objetivos da Década do Oceano:

“As empresas têm um papel essencial na promoção de uma economia azul inclusiva e baseada na ciência. Investir em conhecimento, apoiar políticas públicas e fomentar parcerias são caminhos que precisamos trilhar juntos. O compromisso da Repsol Sinopec com a cultura oceânica é um exemplo disso, refletido em nossa trajetória de apoio a projetos ambientais e culturais”, destaca Renata Avilla, Gerente de Relações Externas e Institucionais da Repsol Sinopec Brasil.

Ecos do Amanhã (1).png

Projetos socioambientais e culturais pelos oceanos

A Repsol Sinopec apoia iniciativas que aproximam a sociedade do mar e incentivam práticas sustentáveis, fortalecendo o compromisso de integrar preservação ambiental, desenvolvimento econômico, inclusão social e viabilidade econômica de longo prazo das atividades oceânicas.

Durante o evento, a companhia lançará o Ecos do Amanhã, em cooperação com a UNESCO. A iniciativa autoral e voluntária que apoiará a preservação e restauração de ecossistemas marinhos e costeiros; o fortalecimento de sítios do patrimônio natural e cultural reconhecidos pela UNESCO; e a educação e comunicação voltadas à cultura oceânica e ao empoderamento comunitário. A iniciativa está alinhada aos objetivos da Década do Oceano e da Década da Restauração de Ecossistemas da ONU.

A Repsol Sinopec também é patrocinadora do Museu Marítimo do Brasil (MuMA), projeto liderado pela Marinha do Brasil, no Rio de Janeiro. O espaço abordará a contribuição dos mares e rios para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e econômico do país, com ênfase em setores como petróleo e gás, biocombustíveis, indústria naval e pesca industrial.

Além destes, o Surf para Todos; o Grael – Ventos da Cidadania;  o FASA – Festival das Artes e Saberes das Águas; a revista em quadrinhos da Turma da Mônica edição especial Oceanos; e o projeto ODS Cultural nas Escolas, integram o portfólio de projetos da companhia que promovem a cultura oceânica, e são patrocinados por meio das Leis Federais de Incentivo à Cultura e ao Esporte. 

Novas tecnologia para descarbonizar

Com atuação significativa de operações no ambiente marinho, o setor de energia pode dar contribuições relevantes para a transição energética, incluindo o desenvolvimento de tecnologias para a descarbonização. Com a colaboração de parceiros, a Repsol Sinopec Brasil desenvolve iniciativas pioneiras na América Latina, como o DACtoSea, que prevê a produção de um combustível marítimo renovável a partir de dióxido de carbono capturado do ar.

A iniciativa utiliza duas tecnologias em desenvolvimento pela empresa: o DAC.SI (Direct Air Capture System Integration), que promove a captura de CO₂ diretamente do ar para armazenamento em rochas de subsuperfície, uma tecnologia de negativação das emissões pré-existentes de CO2, com potencial de mitigação da acidificação dos oceanos pois atua reduzindo sua concentração na atmosfera; e o CO2CHEM que por sua vez, usa o dióxido de carbono como insumo para produção de combustíveis renováveis.

Plano de Sustentabilidade

A Repsol Sinopec Brasil divulga anualmente seu Plano de Sustentabilidade com as metas e iniciativas de sustentabilidade estabelecidas pelo Grupo Repsol. Este ano, o plano foi alinhado com a Diretiva Europeia de Relatórios de Sustentabilidade Corporativa (CSRD) e os critérios Ambientais, Sociais e de Governança (ESG). O Plano de Sustentabilidade 2025 da RSB destaca ações com foco em descarbonização, cultura oceânica, transparência tributária, segurança operacional, associadas aos escopos ESG e aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentáveis da ONU.  

Repsol Sinopec Brasil

Presente no Brasil desde 1997, a Repsol Sinopec construiu uma trajetória de marcos importantes para o desenvolvimento sustentável do mercado de energia no país. Formada por uma joint venture entre a espanhola Repsol (60%) e a chinesa Sinopec (40%), a empresa tornou-se uma das maiores investidoras do setor no país na última década. 

Com atuação no setor de exploração e produção de petróleo e gás no Brasil, produzindo energia, bem essencial para o desenvolvimento e o bem-estar da sociedade, de maneira responsável e segura. Como parte do grupo Repsol, primeira companhia do setor de energia no mundo a estabelecer a ambição de alcançar zero emissões líquidas até 2050, a Repsol Sinopec tem no compromisso com a descarbonização um dos pilares estratégicos da sua atuação, refletido em iniciativas que promovem o desenvolvimento de tecnologias de descarbonização, a preservação ambiental e o desenvolvimento social.

bottom of page